1º CIO da Sophia !



Caramba!!! Eu achei que esse dia nunca ia chegar !!! hahahaha!!!
Sophia já está com 9 meses ....e até esses dias nadica de nada desse tal de CIO aparecer!
Ainda bem que eu já tinha lido bastante sobre o tema....e claro, com as experieências das aUmiguinhas , não fiquei nervosa achando que tinha algo de errado com ela!! Além da Hernia... =(
Percebi que a vulva ( a famosa piriquitinha....hahahahaha ) da Sophia estava meio inchado, mas não me segurei mt nisso...pois ela já tinha me pregado uma...qnd o Billy e Jully brincando com ela...axo q machucaram essa região e ficou inchada...corri p mundo achando que ela tinha virado mocinha..rs....mas alarme falso!
E dessa vez além da inchação.... saiu um líquido puxado p/ o tom de vinho...e fora q o Billy tá em cima dela...cheirando..e ela tá meio nervosinha!!! Além do normal....
Pior é que eu não sei direito o dia que ela entrou... =/ 
To perdidinha! ...axo que há uns 2 dias!! 

Que tal darmos uma relembrada nesse período de Cio e suas etapas ??? E seus cuidados!!?




    Claro que eu não precisava falar...mas ÓBVIO que eu vou relembrar, eu não sei muita coisa..e sempre faço pesquisas..e tudo oq eu posto aqui é baseado em vários sites e no final eu coloco a relação p/que vocês possam fuxicar tb !!!
                            Vamos lááá !!





Começando do início..(rsrss.. dãã)..o CIO é o momento em que a cadela, entra na fase de "puberdade", e seus órgãos já estão se adequando para uma possível  "gravidez", mas já digo de antemão...não é recomendável a cruza no primeiro CIO, os orgãos ainda não estão completamente desenvolvidos...e essa atitude mal pensada pode gerar sérias consequências!!! ;) #Ficaadica
Esse período...para a entrada no CIO vai de 7 à 10 meses ( variando 1 ou 2 meses p/mais), já li em sites que o primeiro CIO chega a vir até com 1 ano e dois meses....então varia muito de cadela, p/cadela!
A Sophia, entrou faltando 1 semana p/fazer 10 meses! Na bucha! rs!
E esse ciclo sexual, possui 4 etapas:
Proestro: Dura em média 9 dias. É quando observamos um inchaço da vulva, pode ocorrer corrimentos, mas estes devem ser límpidos e sem cheiro desagradável e ocorre também sangramento. Nessa fase podemos observar alterações de comportamento como agressividade.
**A sophia está aqui!!! ( preciso confirmar com a Vet, né?)**

Estro: É o cio propriamente dito. Esta é a única fase que a fêmea aceita o macho. Nessa fase não temos mais corrimento ou sangramento. É o período fértil da cadela, que dura de 8 a 15 dias após iniciar o sangramento.

Metaestro: É o perido da gestação, parto e lactação. Para as cadelas que não cruzaram é geralmente nesse período que algumas podem desenvolver a tão falada gravidez psicológica.


Anestro: É o período de total ausência de cio, seria o descanso sexual.

OBS: Alguns animais apresentam o cio silencioso, sem qualquer um desses sinais acima Nestes casos, a identificação do cio só ocorre quando a fêmea aceita o macho. Aí é aquela surpresa!!! =)
Eu tenho que ficar atenta com ela pois o único macho daqui de casa tem 3X o Kg dela!!! Em hipótese nenhuma eles podem cruzar !! Atenção redobrada !!!
E esse ciclo volta de 6 em 6 meses...ou mais ou menos dependendo da cadela!


Não é complicado e muito menos difícil entender oq ocorre com a cadelinha nesse período fértil dela...só exige muita atenção para que surpresas INDESEJÁVEIS ocorram! Como deixar ( mesmo que sem querer ) que ela cruze no primeiro CIO! Ou.. cruzar em todos os CIOS..o que também não é correto...pois cada gestação exige de mais do animalzinho...pense nisso!!!


E aí restou alguma dúvida?? Só deixar aqui em baixo...q eu respondo ...se eu souber tb..rsrs!!



________
Sites de referência: 
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=cio.htm
http://www.euamocaes.com/2011/05/o-cio-em-cadelas-explicacao-e-duvidas.html


15 comentários:

  1. Olá Billy meu amor... Estou aqui "traveis" e sempre estarei para todo o sempre...
    (Viu qto romantismo?? rsrsr)

    Parabéns Sofia... Ficou "mocinha", agora tem que se comportar e ficar de olho nesses "namoradeiros" que vão te rodear por aí, hein? Voce é muito fofa e lindinha.

    More mio... Estou esperando em meu blog seu comentário de feliz páscoa a todos os nossos amiguinhos para eu colocar no post original, voce vai lá e dá uma olhada e vai entender o que é ok?? Claro que quero o comentário do meu BrAUd Billy Pitt....
    Ótima semana more, cunhadinhas e sogrinhas....
    Fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 e Beijos 1000 da mamis...
    Com amor sua sempre...

    AUgelina Kippy Jolie

    ResponderExcluir
  2. mt legal...a lilika entrou no cio com 8 meses esses dias atras...e ta sujando a casa inteira e pior q ela não se acostuma com a fralda estou torcendo p esse tal de cio ir embora correndo....mt legal o post me ajudou bastante...bjs mari

    ResponderExcluir
  3. Sofia, parabéns por ter ficado mocinha, mas juizo e nada de pegar barriguinha neste primeiro cio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que legal... a Andy ainda não entro no Cio e ela esta fazendo 10 meses dia 8 seila né vamos esperar heheheh

    Beijos da Rubi!

    ResponderExcluir
  5. Aumiguinhos
    Audoramos a visitinha, viu?
    O Bloguinho de vocês também é um docinho!!
    Tenham uma abençoada semaninha com muitos lambeijos e ronrons
    De
    Pepi, Xixo, Juja e Jujuba

    ResponderExcluir
  6. BrAUd "BILLY" Pitt minha vida... Passando para dar um ótimo dia a voce, minha estrela da blogosfera.....rsrsss.
    Fiquem bem todos de sua casa e até mais.
    AMO VOCES.....Auszokas cunhadinhas e sogrinhas, mamis manda beijokas a voces também.
    Fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 com carinho da sua sempre...

    AUgelina"KIPPY" Jolie

    ResponderExcluir
  7. BrAUd "BILLY" Pitt minha vida... Passando para dar um ótimo dia a voce, minha estrela da blogosfera.....rsrsss.
    Fiquem bem todos de sua casa e até mais.
    AMO VOCES.....Auszokas cunhadinhas e sogrinhas, mamis manda beijokas a voces também.
    Fiquem com o Papai do Céu.
    Aus 1000 com carinho da sua sempre...

    AUgelina"KIPPY" Jolie

    ResponderExcluir
  8. Parabéns à Sophia por virar mocinha! XD


    http://umlivroqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHA que blog fooooooofo!
    Gostei do post, nunca entendi muito bem o CIO. Gostei!! *-*

    ResponderExcluir
  10. Aiii amei seu blog, sou apaixonada por cachorro :D
    Tenho um macho, sempre pensei em ter uma cadela, mas minha mãe não deixa porque ela diz que da muito mais trabalho...
    Mas eu não penso assim e quando eu puder com certeza vou ter em minha casa uma cadelinha, é depois de dar uma lida no teu blog, estou vendo que pode até exigir mais cuidade mas não é nenhum bixo de sete cabeças...
    heheheh
    Bjjjj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláá, Raquel!Que Otimo que gostou do meu bloguinho!!!
      É as vezes são necessário certos cuidados excepcionais...mas nao é um bicho de 7 cabeças nao..é uma delícia ter essas ''pessoinhas'' nos amando...
      Aqui somos 3 yorks! E fazemos mt bagunça!..rsrs!!
      Obrigada por visitar e volte sempreee, heim?
      Lambitoquinhas!!!

      Excluir
  11. Oii Amiga!!
    Vim agradecer sua visitinha em meu blog!! e muito obrigada também pelo elogio!!Ganhei o dia com ele!!rsrs.
    Esse tapete que vc gostou eu não tenho o gráfico tiro de um modelinho que tenho aqui em casa já velhinho!!Mas sabe o que costumo fazer!!tenho uma foto dele que está bem de pertinho dá para ver bem os pontos e com um zum então melhor ainda!!
    Vou te passar meu email e vc me mande um para eu ter o seu ok?
    Beijão!
    Ah!! e esses cachorrinhos MARAVILHOSOS!!um mais lindo do que o outro!!Que fotos LINDAS!!

    ResponderExcluir
  12. Que linda a sua cachorrinha *-* Primeira vez que visito o seu blog e achei uma graça total.. Sou super apaixonada por cachorros, me achei aqui, haha. Beijos
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Noossaaaaa Adorei saber disso ! obrigada Billy :)
    Beijos e Abraços pets my dog!

    ResponderExcluir

Que bom que voUcê está me visitando!!
E AUbrigada pelo seu CÃOmentário!!!
Volte sempree!! Responderei logo..logo!!!
Lambeeeijocas!
Au - Au!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...