Uma doença silenciosa chamada CINOMOSE

n
_mamãe postando_
Como vocês devem lembrar recentemente tivemos uma experiência que nos serviu p/abrir os olhos quanto aos maus tratos sofridos pelos cães...e conhecimento de causa de uma doença chamada CINOMOSE...
Sinceramente, nunca soube detalhes dela. Nem como se pega, nem como se cuida..muito menos sintomas e consequências...e fui buscar mais informações...E claro, vou dividir com voces...
Porque, dia 27/08 resgatamos um cão...e ele morreu infelizmente, por conta dessa bendita doença. E se eu puder ao menos conscientizar uma das pessoas que me visitam vou me sentir melhor....em saber que posso estar ajudando outros cães indiretamente! Pq dos meus eu to cuidando...cuide tb do seu!!!
Continue lendo para conhecer mais sobre essa doença que MATA!


  • O que é a Cinomose?
A cinomose é uma doença altamente contagiosa provocada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) ou Vírus da Cinomose Canina (VCC); Que pode atingir vários órgãos e frequentemente leva à morte cachorros filhotes e adultos. Qualquer cachorro, em qualquer idade, pode ser contaminado com cinomose de diferentes formas, em geral, através do contato com secreções do nariz e boca do animal. Isso pode se dar através de um espirro do animal doente, espalhando a secreção ao redor e contaminando os cães que estejam por perto. As características climáticas do inverno favorecem a presença deste vírus no ambiente,por isso nosso cuidado deve ser redobrado nesta época. (POR ISSO MUITO CUIDADO QUE O TEMPO ESTÁ FAVORÁVEL).

  • Seus sintomas:
A Cinomose é a doença mais importante dos cães. A descrição clássica em livros textos é de uma infecção viral aguda caracterizada por febre bifásica, secreções nasal e ocular, indisposição, anorexia, depressão, vômito, diarréia, desidratação, leucopenia, dificuldades respiratórias, hiperceratose do focinho e dos coxins plantares, mioclonia( espasmos musculares) e sintomatologia neurológica.

  • Tratamento
O tratamento, após diagnóstico de cinomose confirmado por exame de laboratório, pode ser bem difícil.
O cachorro doente deve ser isolado para receber tratamento de apoio e antibióticos para auxiliar no combate a infecções secundárias. Por se tratar de um vírus, não há um medicamento específico para o tratamento da cinomose, o que torna sua cura mais difícil.
Filhotes não têm bom prognóstico de recuperação, com taxa de mortalidade bem alta. O tratamento de apoio é feito com a reposição de líquidos perdidos durante a doença, além de oferecer um ambiente limpo e com temperatura agradável.
Se a cinomose evoluir para os estágios finais sem que o cachorro receba tratamento, pode haver danos neurológicos difíceis de tratar, sendo que o veterinário pode sugerir o sacrifício do animal.
Lembre-se de que cachorros que estejam em tratamento podem continuar a espalhar o vírus por várias semanas, mesmo depois do desaparecimento dos sintomas. 
>>>>>>>>>>>>>>>
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinomose
http://www.cinomose.com.br/cinomose_aquinao/cinomose_o_que/cinomose_o_que.asp
>>>>>>>>>>>>>>>


Gente, é um assunto sério!!! Por isso é fundamental que voces, papais e mamães, vacinem seus filhotes ou cães adultos que não foram vacinados!!! Prevenção é fundamental!!!
Se você não tem dinheiro para arcar com os gastos de um cuidado necessário com cães, talvez voce tenha que repensar se vale a pena ter um cachorro sem proteção sucetível a doenças como essa!! Cinomosa é uma delas...existem outras...tão fatais quanto!!!
Vacine seu cãozinho!!! É fundamental que vc ajude seu cão a ser imune! Ele sozinho não conseguirá!!!
Amanhã, vou continar o assunto de hoje...e falar das vacinas necessárias para uma prevenção segura do seu filhote...aliás, post que eu to devendo, né não?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que voUcê está me visitando!!
E AUbrigada pelo seu CÃOmentário!!!
Volte sempree!! Responderei logo..logo!!!
Lambeeeijocas!
Au - Au!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...