ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO



[MAMÃE POSTANDO]
Olá, pesssooooas!  Td bem com vcs? Comigo tá td indo muuuuuito bem. Finalmente chegou o final de semana...agora vamos curtir..rsrs..!!
Mas, aqui no blog o assunto é serio!!!
Estava lendo uma revista de cachorros chamada "Pequenos cães, Grandes amigos!". Adoro revistas, e sobre cães ainda....show de bola!...Mas passando as folhas, vi o billy numa das reportagens sobre DISTURBIO DA SEPARAÇÃO. ''Oq é isso, tá loca? tá inventando coisa ?'' Não!!! Infelizmente é verdade, esse disturbio é de fato uma agonia p/quem tem um cão com esses sintomas! Mas, calma, que eu vou explicar TU-DI-NHO!!
Primeiramente:

Seu cão lhe segue pela casa, por onde vc vai?? Quando vc retorna p/casa ele de lambe, e chora ao mesmo tempo desesperadamente? Para, e presta atenção!!!
Esse tipo de comportamento está ligado, entre outros sintomas, ao que se caracteriza TRANSTORNO COMPORTAMENTAL denominado ansiedade de separação. Que é um entre muitos disturbios caninos. E sabem pq? Porque HUMANIZAMOS os cães. É um disturbio de comportamento excessivo devido ao afastamento longo ou curto da pessoa que ele ama...ou pessoas... Por exemplo: Quando vc sai, vai ao mercado, e nao pode carregar o bichano a tira colo, ele fica em casa sozinho ou acompanhado com outros cachorros e chora, late e uiva exageradamen te. Esse mal estar pode gerar sérios problemas ligados ao comportamento do cao e até mesmo à sua saúde física. Ou seja, não é frescura, não!! É coisa séria, gente.

*SIINTOMAS: Como eu comentei. Choros, uivos e latidos, em excesso. Destruir ou roer objetos pessoais da pessoa de vinculo afetivo. Defecação e micção em locais inapropriados. Em lençol, travesseiro, nas roupas, sofá. E também pode acontecer do cão perder o apetite e salivação em excesso e comportamentos compulsivos diversos. Tudo oq de estranho acontecer exageradamente, uma mudança estranha e do nada, pode observar mais. Que pode ser esse, ou outros dirturbios, considerando, lógico, se essas mudanças forem após você deixar o cãozinho em casa sozinho.

*PREVENÇÃO: Em primeiro lugar, o dono do cão deve ter consciência de que, se a vida pessoal e profissional for muito corrida, não restando muito tempo para dar atenção ao bichano, o melhor conselho que eu posso dar, é escolher um animal de estimação que seja mais indicado p/essa vida. Porque um cão precisa muito da presença do dono, eles são muito afetivos. E necessitam de atenção. Mas se o seu caso é como o meu, que o cão é super apegado a nós, e sente d+ a falta, quando saímos, preste atenção nas dicas que eu vou repassar p/vcs!!!
Assim, que você chegar em casa, e o cão vier saltitante e muito contente na sua direção, de início ignore [por mais dificil que seja recusar as lambidas de seu cãozinho] , mas temos que pensar q é o melhor a se fazer. Vcs devem estar pensando que eu to sendo cruel..rs.. não é isso....o cão é associativo. Ele associa os fatos às atitudes. Por exemplo: Se vc chega em casa e ele vem correndo te lamber, chorando, latindo, oq for....e vc pega no colo, ou faz carinho no chão mesmo. Voce está aprovando o comportamento dele.. e qual comportamento ele vai associar? Aquele do desespero, da ansiedade, do choro...e por aí vai.
 Mas não é p/vc ignorar o cão o resto da tarde... assim que ele se acalmar, e parar de pular em vc...ou chorar...vc CALMAMENTE dê carinho ao cão. 
Outra coisa boa de se fazer tb...é NÃO se despedir do cão, antes de qualquer partida, mesmo que seja uma ida rápida na esquina de casa. Pois isso alimenta a ansiedade do pet. Vou explicar... vc cria um vinculo, e logo após sai pela porta, deixando-o p/ trás. Neste caso a solução também é ignora-lo !! Vc sai pela porta sem causar nenhuma alteração no humor dele. 

*DICAS: Uma maneira de distração é preparar o ambiente para o cão brincar enquanto vc está ausente. Esconder petiscos pela casa, ou comprar maquinas que liberam comida aos poucos de acordo com a sua inteligencia.

*O QUE NÃO FAZER? : Punição não é eficaz. As 'artes' que eles aprontam na nossa ausencia: defecar, sujar, destruir nossas coisas, não é uma vingança do cão...e sim uma resposta inconsciente do pânico que ele sentiu ao ficar solitário.

*PREVENÇAO: Tratamento!!! Um diagnóstico tem que ser feito por um veterinário especializado em comportamento canino, para que se prescreva um tratamento adequado. E nos casos até mais sérios é preciso até uma intervenção mais severa, com remédios. O que ajuda, mas não cura. 

Lembrando que cão ansioso é um cão estressado,  que o deixa com imunidade baixa, e com a possível falta de apetite ele fica suscetível a doenças.


SE O SEU CÃO APRESENTA ALGUM DOS SINTOMAS RELATADOS A CIMA, NAO HESITE EM PROCURAR UM VETERINÁRIO ESPECIALISTA E COMECE LOGO O TRATAMENTO.

Gente, agora que vocês já sabem oq significa a ansiedade de separação, vocês imaginam oq eu passo?
Eu, já habia percebido que ele é super apegado a nós...mas jamais imaginei um disturbio sério como esse!!!
Vou observar mais o Billy, nesses aspectos, e claro, procurar uma ajuda...e mudar certas atitudes para ver se dá jeito !!!
Ai ai....É complicado heim?!..rs !!
Espero que o 'meu' problema tenha ajudado vocês... E sei que, infelizmente, terá não só esses, mas outros disturbios tb....se vc quiser saber mais...pode mandar um e-mail, ou comenta aqui em baixo...que eu nao mordo...prometo..rsrs!! Qualquer dúvida, estou a disposição no que eu puder ajudar!!!
Beijos e mais Beijosss!!! Ateé o prox. post! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que voUcê está me visitando!!
E AUbrigada pelo seu CÃOmentário!!!
Volte sempree!! Responderei logo..logo!!!
Lambeeeijocas!
Au - Au!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...