Primeiro Cio. Fêmea.



Oláá, pessoooas!!|
Bom, como prometiiii, aqui estou eu... 'cio das fêmeas' [ gaiola das louuucas...haha ]
Vualáá. CIO da fêmea é por volta dos 6 meses de idade, claro dependendo de alguns fatores, como porte, hormônios...na maioria dos sites que eu li, eles enfatizam que varia de 6-7 meses...à 12-14meses...Maaas, disse e repito, varia de acordo com hormônios, porte da raça...climática...e por aí vai.
E esse CIO se repete de 6 em 6 meses. Nas cadelas mais velhas esse tempo pode aumentar, mas elas não entram em menopausa... [ Viu, eu disse que o assunto era complexo!!].
Como os yorks são pequenos, o tamanho adulto chega mais rápido do que nos cachorros bem maiores, por isso o CIO chega precocemente, ...ou pontual...como foi o caso do Billy,com 6 meses.
Nos machos não existe nenhum sinal aparente de que eles estão no cio...a nao ser qnd o orgão genital é colocado p/fora, por algun estimulo. 
Porém, nas cadelas,o cio pode ser obsvervado por algumas alterações:
  • Inchaço da vulva;
  • Micção frequente [ vontade de urinar toda hora ];
  • DOCILIDADE [ sim, elas ficam super carinhosas ];
  • Corrimento Sanguíneo;

O corrimento sanguineo [abaixo, dica de cuidados], q indica o iniício da primeira semana do CIO. Mas, ela não quer saber do machinho, ainda. Dura aprox. de 7 a 10 dias.
Após vem outro ciclo, que dura em torno de 5 a 15 dias. Nessa fase, ela já se interessa pelo macho, e quem quer acasalar é o momento certo. Maaas, deixo claro que não se recomenda o acasalamento da fêmea no primeiro CIO. 
PORQUEEE??..Eu explixo...Além de ser novinha...com 6 meses é uma criançona ainda...corre o risco de não saber cuidar direito dos filhotes, o seu aparelho reprodutivo não está completamente perfeito, e se cruzar terá uma gestação precoce ..podendo acarretar em riscos para a própria saúde. Recomenda-se o segundo p/ primeiro acasalamento. Intercalando-os!! Um cio sim...outro não...isso claro se vc quiser cruzar! Fazer exames sao importantissimos tb....mas acho que isso é assunto p/quando eu tiver umaa fêmea!!...kkkkkk

Mudando de assunto mas continuando nele...haha...
A atenção redobrada é fundamental, quando a cadela está na última semana de cio...ela já aceitará a presença do macho, e ao passear tome muito cuidado, e nao descuide...pq pode acasalar erroneamente ...imaginem uma york cruza com um cachorro de porte bem maior...ou de outra raça...que problema pode gerar,  p/ela ainda.... Então, muita atenção! 
DICA!!! No período feértil, [ primeira fase do ciclo sexual, que é chamada de pró-estro] quando ocorrem os sangramentos, você pode comprar as calcinhas higiênicas...[ o nome, chega a ser engraçado mais é isso mesmo! ]
Olha elas aí....

Printei esse site, e deixei até os preços para se ter uma idéia ...e se vc quiser comprar o site é ESSE
É otimo, e é prático para as mamães que moram em apartamento...super prático.. 
Gente, não é para se descabelar, isso não quer dizer que a cadela vai ensopar a caárrcinha plástica, né?!
O sangramento é leve e moderado...sai no xixi, que fica avermelhado. 
Uma alteração que PODE acontecer é o chamado de ''CIO SECO'' ou ''CIO SILENCIOSO''...dado esse nome porque n é percebido nenhum sinal, de que o cio chegou.
Aí, para descobrir se está no cio tem que observar o macho...ou então recorrer ao vet, para fazer dosagem hormonal ou se preferir citologia vaginal (é um exame que detecta em que fase o cio está, além tb de detectar tb enfermidades, como  neoplasia, ciclos anormais, etc...).

Acho que ficou bem explicadinho, né?!

Se ficaram dúvidas podem perguntar á vontade!! Sem medo!!
Beijoss peessooooaas!!! Boom final de semanaaa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que bom que voUcê está me visitando!!
E AUbrigada pelo seu CÃOmentário!!!
Volte sempree!! Responderei logo..logo!!!
Lambeeeijocas!
Au - Au!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...